PROJETO "MISSÕES PELA VIDA"

O projeto foi realizado na manhã de sábado

O Projeto “Missões pela vida” é uma atividade coordenada pela Associação das Primeiras Damas dos Municípios das Missões – AMM e Secretarias Municipais de Assistência Social, Meio Ambiente e Educação. Este ano, o período de execução do mesmo é de maio a novembro e traz como tema “Seja amigo do Planeta: projeto de coleta seletiva e reciclagem do lixo”. Conscientizar a população sobre a importância da separação adequada do lixo e da reciclagem é seu objetivo.

Dentre as ações do projeto, está a realização de um evento, como culminância municipal, com as seguintes atividades que foram desenvolvidas nas escolas da rede municipal e estadual:

1 – escolha do brinquedo mais criativo confeccionado a partir de produtos reciclados – alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental;

2 – escolha da paródia mais criativa com o tema “Seja amigo do Planeta” – alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

No sábado, 27/10, aconteceu a culminância no nosso município, na EMEF Machado de Assis, quando os brinquedos foram expostos e um grupo de avaliadores escolheu o brinquedo mais representativo. Após, houve a apresentação das paródias produzidas.

O brinquedo escolhido é da aluna do 1º ano, turma 12, do IEE São Francisco Xavier, Cecília Ferreyra Schifebeien, que confeccionou uma Casa de Bonecas a partir de uma embalagem de amaciante, utilizando para os acessórios caixa de fósforos, papelão, restos de tecido, entre outros.

As sete paródias apresentadas foram de alto nível, dificultando aos jurados a escolha de uma. Percebeu-se que os adolescentes têm uma preocupação muito grande com relação ao destino do lixo para a preservação do meio ambiente, do nosso Planeta. A paródia vencedora foi do IEE São Francisco Xavier, “O mundo precisa de você”, autor Thiago Brönstrup Moreira, interpretada por Lauren de Matos Ramos e Ana Julia Becker Schröpfer.

O brinquedo vencedor fará parte de uma Mostra de Brinquedos, Artesanato ou Artefatos e a paródia apresentada no dia da culminância regional da AMM que acontecerá dia 29/11, em Rolador.